A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, dará início nesta quarta-feira, 24, ao mutirão de artroplastia e revisão de prótese total de quadril em pacientes da fila única do SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado.
A medida beneficiará 21 pacientes que aguardavam por TFD (Tratamento Fora de Domicílio), benefício que só é liberado quando há disponibilidade de vaga em hospitais de referência do SUS em outros Estados.
“São procedimentos de alta complexidade, alguns já aguardavam há anos na fila do TFD e agora serão contemplados nesse mutirão”, destacou a diretora-geral do HGR, Patrícia Renovato.
A artroplastia de quadril consiste em um procedimento que substitui a articulação lesionada por uma prótese feita de material artificial. Tal troca pode ser total ou parcial, dependendo do tipo de dano sofrido pelo paciente.
Esta é a segunda vez que a unidade promove esse tipo de mutirão, que na ocasião segue até o dia 30 de janeiro.
“É um benefício para todos esses pacientes que já aguardavam há anos na fila do TFD ou que já vinham sendo atendidos por nosso ambulatório e que agora receberão a oportunidade de receber ou fazer a revisão dessa prótese, que antes só era feita fora do Estado”, completou.