Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de sensibilização sobre a prevenção ao suicídio, o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) deu início nesta segunda-feira, 11, às ações da campanha “Falar é a Melhor Opção”.
A coordenadora do setor de psicologia do HGR, Brígida Dantas, explicou que o principal objetivo é combater a prevenção ao suicídio sensibilizando o público visitante e servidores do HGR com palestras e rodas de conversa.
“Abrimos hoje com a árvore da vida, que estimula as pessoas a escrever uma palavra de incentivo a quem está tentando desistir da vida”, afirmou a coordenadora do setor de psicologia do HGR, Brígida Dantas.
Além de apresentações musicais e rodas de conversas direcionadas para servidores e pacientes da unidade, a programação conta ainda com um mural repleto de mensagens positivas. As atividades seguem até o dia 15.
A coordenadora reforça ainda uma campanha interna para promover o atendimento psicológico voltado aos servidores do HGR. E enfatiza ainda que quem cuida também merece ser cuidado.
“O nosso Núcleo atende os servidores do HGR que estão precisando de acolhimento, fazemos as primeiras escutas com o atendimento focal e depois encaminhamos para a rede de apoio do estado”, ressaltou.
A servidora Ana Lúcia Araújo, de 53 anos, ficou empolgada com a recepção alegre logo na entrada do hospital em plena segunda-feira. Ela trabalha há 19 anos na unidade e se depara com diversas tentativas de suicídio e conta a importância de um apoio profissional.
“É importante estar alertando as pessoas, sensibilizá-los até a procurar ajuda pois sozinhos nós não conseguimos resolver os nossos problemas. Nessa situação a pessoa precisa procurar apoio técnico”, frisou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Brenda Lima