Enfermeiros do HGR são treinados em ventilação mecânica

Promover a segurança necessária ao profissional da enfermagem, garantindo maior qualidade no atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Esse é o principal objetivo do treinamento em ventilação mecânica que está sendo realizado no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.

Voltada exclusivamente para enfermeiros que atuam em Unidades de Terapia Intensiva do HGR, tendo como idealizadora a Coordenação de Enfermagem das UTIs 1 e 2, com apoio do Núcleo de Educação Permanente e Gerência de Ensino e Pesquisa do HGR.

O encerramento do treinamento será na próxima quarta-feira, 27, no auditório do HGR, das 19h às 22h. Ainda há vagas que podem ser preenchidas por enfermeiros da unidade, por meio de formulário disponibilizado neste link.

Ao todo, o treinamento foi dividido em três dias, sendo as duas primeiras atividades realizadas nos dias 13 e 14 de março.

A duração é de 4 horas. Os participantes aprendem técnicas e procedimentos relacionados ao manejo de um ventilador mecânico e cuidados de enfermagem a pacientes submetidos à ventilação mecânica, amparando-se em uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem de 2020, que dispõe sobre a competência do enfermeiro no cuidado aos pacientes em ventilação mecânica.

“Essa capacitação é essencial, uma vez que esses enfermeiros precisam se apropriar desse conhecimento, colocar em prática e prestarem serviços cada dia mais especializados”, explicou a coordenadora da UTI 1 do HGR e uma das idealizadoras da ação, Valdenice Barbosa.

“Nos dois primeiros dias, nós realizamos aulas teóricas e práticas para aproximadamente 30 enfermeiros, onde eles puderam conhecer, com maior profundidade e detalhamento, o funcionamento de um ventilador mecânico, desde os procedimentos de montagem e desmontagem, o conhecimento dos circuitos ventilatórios, testagem do aparelho e atualização dos modos ventilatórios”, destacou Valdenice.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ascom/Sesau