SAÚDE – Segurança do paciente é tema de programação no HGR

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) deu início nesta segunda-feira, 18, a uma programação dedicada à sensibilização sobre cuidados com o paciente.

Celebrada anualmente no dia 17 de setembro, a data foi iniciada com a realização de distribuição de panfletos e visitação in loco nos setores da unidade. A programação segue até o dia 22.

Segundo a coordenadora do NQSP (Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente) do HGR, Joyce Teixeira, o objetivo da ação é colocar em prática as metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.

“Nós implementamos medidas para que erros não aconteçam, é uma forma de educar o servidor para que pequenos detalhes sejam ajustados. O indicador é como medimos a assistência prestada, como, por exemplo, a identificação correta do paciente na placa que fica em cima da do leito”, informou.

A técnica de enfermagem Raquel Gomes, de 23 anos, atua no Posto 2 do Bloco E do HGR. Ela participou juntamente com a equipe do setor, da palestra organizada pelo NQSP a respeito dos indicadores que devem ser melhorados no ambiente.

“Com essa palestra ficamos mais cientes de que têm pacientes que precisam de cuidados mais específicos, mais abrangente como por exemplo a situação das lesões por pressão [que é um dos indicadores preconizados pela OMS]”, destacou a servidora.

EFICIÊNCIA DO SERVIÇO

Responsável por realizar visitas periodicamente aos setores do HGR, o NQSP é indispensável para garantir a segurança dos pacientes, uma vez que verifica as possíveis falhas no parâmetro de segurança do hospital.

Em 2022, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) avaliou o HGR como um dos hospitais com leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que apresentaram 100% de alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.

Entre os indicadores que são preconizados pela Agência estão o plano de segurança do paciente, protocolo de prática de higiene das mãos, identificação do paciente, cirurgia segura, prevenção de lesão por pressão e prevenção de quedas.


SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Brenda Lima

Rolar para cima