wwwwwO atendimento de emergência se define por situações que envolvem risco iminente de morte ou causam sofrimento intenso ao paciente. Em outras palavras, é crucial realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rapidamente possível para minimizar os efeitos adversos e assegurar a segurança da pessoa.
As principais circunstâncias que demandam atendimento de emergência incluem:
• Acidente de origem elétrica
• Cortes e queimaduras profundas
• Cortes Superficiais com Sangramento Controlável
• Hemorragia
• Infarto
• Derrame
• Acidentes de trânsito (incluindo atropelamentos)
• Acidente vascular cerebral (AVC)
• Traumatismo craniano grave
Atendimento Protocolo de Manchester
wwwwwO atendimento na unidade hospitalar é realizado baseado na gravidade da situação do paciente, então, seguindo Protocolo de Manchester, é esta escala que irá determinar o possível tempo de espera de um paciente por atendimento. O protocolo é simples e baseia-se em cinco cores de classificação do paciente.
0 min
wwwAtendimento imediato devido ao risco iminente de morte ou sequelas permanentes, como em casos evidentes de infarto ou AVC. Nesses casos, alguns quadros mais comuns são: crises de convulsão, paradas cardiorrespiratórias, hemorragias sem controle, dor no peito com falta de ar, queimaduras em mais de 25% do corpo, tentativa de suicídio, entre outros quadros semelhantes.
10 min
wwwAtendimento prioritário em até 10 minutos. Indicado para pacientes com sintomas que podem sugerir problemas graves, como dores no peito que necessitam de investigação para descartar um infarto. Entre as condições conhecidas como muito urgentes podemos citar: dores muito agudas, cefaleia de rápida progressão, arritmia sem sinais de instabilidade e entre outras situações de igual gravidade
01 hora
wwwAtendimento urgente dentro de até 1 hora. Esta classificação refere-se a pacientes estáveis, porém com dores agudas, como cólicas renais ou trabalho de parto.Alguns casos mais comuns são: vômitos intensos, desmaios, crises de pânico, dores ou hemorragias moderadas, irregularidades nos sinais vitais, casos de hipertensão, entre outros.
02 horas
wwwAtendimento pouco urgente Atendimento agendado em até 2 horas. Nestes casos, os pacientes apresentam dores de menor intensidade, náuseas, vômitos leves ou dores de cabeça, impactando suas atividades diárias. Geralmente, os sintomas têm uma duração inferior a uma semana.
04 horas
wwwAtendimento não urgente programado em até 4 horas. Indicado para queixas persistentes há mais de 7 dias, mesmo que não apresentem urgência iminente. Situações não urgentes demandam um atendimento mais simples, como aplicações de medicamentos receitados pelo médico, troca de sonda, dores relacionadas a condições crônicas previamente diagnosticadas, etc.