NÚCLEO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Geral de Roraima foi estabelecido com base na Portaria GM/MS Nº 529/2013 e na RDC da ANVISA/MS Nº 36/2013. Seu objetivo primordial é aprimorar a segurança do paciente, visando evitar danos desnecessários durante os cuidados de saúde. Isso abrange a prevenção de acidentes e lesões, por meio da promoção de práticas e políticas que reduzam os riscos e garantam um ambiente seguro para pacientes, colaboradores e visitantes. O foco engloba as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

  • Meta 1

    Identificação Correta

    Muitas pessoas têm nomes iguais ou muito
    parecidos. Por isso, todos os pacientes devem receber pulseiras e placa beira leito de identificação com o seu nome completo (sem abreviatura) e mais alguma informação pessoal.

    Verifique se a sua identificação está correta!

  • Meta 2

    Comunicação Efetiva

    Tanto os profissionais quanto os pacientes precisam entender o que está sendo comunicado, desde a informação sobre um exame até o tratamento a ser realizado.

  • Meta 3

    Prescrição Segura

    Todos os pacientes vão receber medicações durante a internação. Por isso, você deve avisar a sua equipe se possui alguma alergia ou se trouxe medicamentos de casa.

  • Meta 4

    Cirurgia Segura

    Existem procedimentos que os cirurgiões e a equipe realizam
    antes da cirurgia para diminuir os seus riscos. Por exemplo, certifique-se de que o local da cirurgia está adequadamente marcado e fique atento às orientações que você irá receber da equipe.

  • Meta 5

    Higienização das Mãos

    As bactérias transmitidas pelas mãos são uma das principais causas de complicações e infecções hospitalares. Assim higienize as mãos sempre que necessário.

  • Meta 6

    Prevenção de Lesão por pressão

    Essas são lesões que podem acontecer em pacientes que se movimentam pouco ou estão acamados (não saem da cama). Elas ocorrem em locais onde os ossos ficam em contato próximo da pele.

  • Meta 7

    Prevenção de Quedas

    As quedas são acidentes que podem causar diversos danos para o paciente. Fique atento, levante devagar e use calçados.

    Dessa forma o NQSP/HGR desenvolve um trabalho proativo em identificar falhas em processos operacionais, não em pessoas ou culpados. Conclui seu trabalho lapidando, implementando processos operacionais na mais perfeita formatação possível para a maior qualidade e menor risco possível ao tratamento do paciente.

    Aqui estão algumas orientações sobre como aprimorar a segurança dos pacientes:

    Se você é um profissional de saúde em serviços de saúde:

    01 - Inclua os pacientes como colaboradores em seu próprio cuidado.

    02 - Colabore para garantir a segurança dos pacientes.

    03 - Assegure-se de buscar continuamente o desenvolvimento profissional para aprimorar habilidades e conhecimentos em segurança do paciente.

    04 - Cultive um ambiente de segurança que promova abertura e transparência.

    05 - Faça a notificação de eventos adversos que ocorram no seu serviço de saúde, buscando aprender com essas falhas.

    Se você está recebendo cuidados médicos:

    01 - Participe de forma ativa no seu próprio processo de cuidado.

    02 - Não hesite em fazer perguntas. Uma comunicação eficaz é fundamental para um cuidado seguro.

    03 - Garanta que forneça informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico médico.

    Indicadores de Segurança do Paciente

    Cartilha de Segurança do Paciente

    10 passos para segurança do paciente no ato transfusional

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