NÚCLEO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Geral de Roraima foi estabelecido com base na Portaria GM/MS Nº 529/2013 e na RDC da ANVISA/MS Nº 36/2013. Seu objetivo primordial é aprimorar a segurança do paciente, visando evitar danos desnecessários durante os cuidados de saúde. Isso abrange a prevenção de acidentes e lesões, por meio da promoção de práticas e políticas que reduzam os riscos e garantam um ambiente seguro para pacientes, colaboradores e visitantes. O foco engloba as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dessa forma o NQSP/HGR desenvolve um trabalho proativo em identificar falhas em processos operacionais, não em pessoas ou culpados. Conclui seu trabalho lapidando, implementando processos operacionais na mais perfeita formatação possível para a maior qualidade e menor risco possível ao tratamento do paciente.

Aqui estão algumas orientações sobre como aprimorar a segurança dos pacientes:

Se você é um profissional de saúde em serviços de saúde:

01 - Inclua os pacientes como colaboradores em seu próprio cuidado.

02 - Colabore para garantir a segurança dos pacientes.

03 - Assegure-se de buscar continuamente o desenvolvimento profissional para aprimorar habilidades e conhecimentos em segurança do paciente.

04 - Cultive um ambiente de segurança que promova abertura e transparência.

05 - Faça a notificação de eventos adversos que ocorram no seu serviço de saúde, buscando aprender com essas falhas.

Se você está recebendo cuidados médicos:

01 - Participe de forma ativa no seu próprio processo de cuidado.

02 - Não hesite em fazer perguntas. Uma comunicação eficaz é fundamental para um cuidado seguro.

03 - Garanta que forneça informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico médico.

Indicadores de Segurança do Paciente

Cartilha de Segurança do Paciente

10 passos para segurança do paciente no ato transfusional