O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Geral de Roraima foi estabelecido com base na Portaria GM/MS Nº 529/2013 e na RDC da ANVISA/MS Nº 36/2013. Seu objetivo primordial é aprimorar a segurança do paciente, visando evitar danos desnecessários durante os cuidados de saúde. Isso abrange a prevenção de acidentes e lesões, por meio da promoção de práticas e políticas que reduzam os riscos e garantam um ambiente seguro para pacientes, colaboradores e visitantes. O foco engloba as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dessa forma o NQSP/HGR desenvolve um trabalho proativo em identificar falhas em processos operacionais, não em pessoas ou culpados. Conclui seu trabalho lapidando, implementando processos operacionais na mais perfeita formatação possível para a maior qualidade e menor risco possível ao tratamento do paciente.
Aqui estão algumas orientações sobre como aprimorar a segurança dos pacientes:
Se você é um profissional de saúde em serviços de saúde:
01 - Inclua os pacientes como colaboradores em seu próprio cuidado.
02 - Colabore para garantir a segurança dos pacientes.
03 - Assegure-se de buscar continuamente o desenvolvimento profissional para aprimorar habilidades e conhecimentos em segurança do paciente.
04 - Cultive um ambiente de segurança que promova abertura e transparência.
05 - Faça a notificação de eventos adversos que ocorram no seu serviço de saúde, buscando aprender com essas falhas.
Se você está recebendo cuidados médicos:
01 - Participe de forma ativa no seu próprio processo de cuidado.
02 - Não hesite em fazer perguntas. Uma comunicação eficaz é fundamental para um cuidado seguro.
03 - Garanta que forneça informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico médico.